Carregando...

Lance Consórcio - HS Consórcios

Consórcio

Consórcio é investimento?

Conteúdo criado e publicado pela ABAC (2021)

[Consórcio é investimento?]

Título da Notícia

O consórcio está cada vez mais popular entre os brasileiros. A modalidade que vem crescendo mesmo em meio à pandemia, tem sido uma grande aliada para a realização de sonhos pessoais, familiares e profissionais. Mas será que podemos dizer que consórcio é investimento?

A resposta é… depende! Entenda abaixo.

O que é investimento?

Antes de começar, vamos esclarecer o que é investimento, pois é preciso compreendê-lo como algo além de uma aplicação financeira. De acordo com o Banco Central do Brasil, “investimento é a aplicação dos recursos que poupamos, com a expectativa de obtermos uma remuneração por essa aplicação”. 

Por exemplo: quando uma empresa adquire um ativo, como um veículo, imóvel ou equipamento, ela está fazendo um investimento, visto que esses ativos irão gerar renda. Ou seja, tanto ativos para o negócio, quanto aplicações financeiras são investimento.

Nesse sentido, a classificação do consórcio como investimento vai depender de como o bem ou serviço adquirido com o crédito será utilizado.

Vamos trazer agora este exemplo para a pessoa física. O bem adquirido pode gerar renda na forma de aluguéis, no caso de imóvel. Ou ser o instrumento de trabalho para um motoboy, no caso de motocicleta. O consorciado pode adqurir um carro para prestar serviços de transporte, como UBER. Ou um caminhão, para transporte autônomo ou frotista.

Modalidades para todos os gostos

O mercado financeiro é amplo e oferece uma gama extensa de produtos, cabendo ao consumidor ou investidor decidir por aquele que mais atende às suas necessidades em determinado momento de sua vida. Não fosse assim, todos investiriam em uma modalidade só, não é mesmo? 

Portanto, dependendo do objetivo do consorciado, podemos afirmar que consórcio é, sim, investimento. E você já é um investidor? Como está cuidando do seu dinheiro e dos seus sonhos? Conta pra gente nos comentários!

Simular Crédito!